SIAB - Silva de Abreu Arquitetura & Engenharia

A ARQUITETURA CORPORATIVA E SEUS BENEFÍCIOS

Ao buscar conhecer um pouco mais a respeito da área de arquitetura para empresas ou grandes corporações, as pessoas se deparam com o termo arquitetura corporativa, que é o ramo da arquitetura que desenvolve, projeta e executa espaços de trabalho, visando tornar o ambiente de trabalho mais confortável, saudável e funcional.

A grande maioria das pessoas passa maior parte do seu tempo no trabalho, assim, proporcionar um ambiente organizado, bonito e funcional é importante por diversas razões, que serão discutidas a seguir.

Antes de prosseguir, é importante salientar que a arquitetura corporativa é muito mais do que decorar um ambiente de trabalho, trata-se de torná-lo funcional, levando em consideração, não só as tarefas executadas na empresa e suas necessidades diárias, mas também a cultura de cada empresa, a partir de diversas soluções pensadas de forma personalizada para cada negócio.

Além da funcionalidade, deve-se levar em conta ainda o uso da tecnologia e da ergonomia, preocupando-se com a manutenção e cenários futuros, bem como os custos envolvidos na implantação.

Independente do porte da empresa, pequeno, médio ou grande, é por meio da arquitetura corporativa que se transforma qualquer espaço em um ambiente de trabalho agradável e que atenda a demanda de cada cliente, de forma eficiente, que leve em consideração a comunicação entre os setores e o marketing do ambiente, transmitindo nos detalhes a ideia e os valores da marca para a qual se está trabalhando.

Atualmente, tanto as grandes corporações como Google e Facebook, quanto as empresas menores, têm investido em arquitetura corporativa, visando aproximar os funcionários, estimular os relacionamentos profissionais e as trocas de ideias, na busca por soluções inovadoras, através de ambientes abertos, bem iluminados, versáteis, que incentivam a criatividade e possuam móveis funcionais e ergonômicos, atrelando funcionalidade à identidade visual de cada empresa.

Nas grandes corporações, as equipes de facilities investem em arquitetura corporativa, visando os benefícios citados abaixo:

– Redução de custos e facilidade na rotina de trabalho
Um projeto bem feito e personalizado é capaz de melhorar a organização da empresa, a comunicação entre os setores e a produtividade, diminuindo o custo de obras e reformas posteriores para possíveis adaptações.

– Melhora a ergonomia
Quando se fala em arquitetura corporativa, não está se falando apenas na construção dos espaços, mas também nos detalhes de design, como a altura e os tipos de mesas, cadeiras e outros itens que podem facilitar o dia a dia dos funcionários, evitando lesões e outros problemas que possam interferir na saúde dos trabalhadores.

– Transmite a identidade do ambiente
Aplicar uma identidade visual ao ambiente que transmita os valores e a essência do seu negócio também é uma atribuição da arquitetura corporativa. Espaços que ajudem a transmitir a idéia de sua marca, como ela se porta diante do mercado, imprimindo a identidade da marca em cada detalhe, com soluções menos ou mais arrojadas, tudo personalizado de acordo com cada empresa e o que ela representa no mercado.

– Facilita a socialização e comunicação entre os colaboradores
Um projeto arquitetônico bem estruturado poderá ajudar a facilitar o contato entre os colaboradores, favorecendo a comunicação e a produtividade, tudo pensado para empresas que valorizam a relações interpessoais entre suas equipes.

– Maximização do conforto
Quando o espaço é planejado para determinada função, o conforto é maximizado, deixando os trabalhadores mais à vontade, evitando incômodos com temperatura e excesso de luz ou a falta dela, ajudando assim a aumentar a produtividade.

Você já pensou em incorporar a arquitetura corporativa nos seus projetos? Readequar seu espaço ou até mesmo criar um novo espaço de trabalho? Estamos preparados para atendê-lo e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir, entre em contato conosco!

Por | 2018-09-11T10:03:51+00:00 setembro 11th, 2018|Arquitetura, Corporativo|0 comentários

Deixe um comentário

um × 5 =