SIAB - Silva de Abreu Arquitetura & Engenharia

As principais tendências em ambientes corporativos: 5 ideias para os espaços de trabalho

Confira a nossa lista de alguns ambientes funcionais para incluir no seu espaço corporativo.

Há alguns anos os escritórios eram ambientes monótonos que consistiam em apenas mesas e cadeiras dentro de salas fechadas. Com o passar do tempo isso mudou, os ambientes se modernizaram e se tornaram mais agradáveis.

Tudo se iniciou quando grandes corporações como o Google por exemplo, começaram a incluir espaços diferenciados. Servindo de inspiração para muitas outras pequenas e grandes empresas que seguiram o movimento de inserir espaços relaxantes, divertidos e até mesmo funcionais, aproximando-se do conforto que temos em nossas casas.

Os espaços corporativos contemporâneos priorizam a experiência do trabalho, com foco na ergonomia, bem-estar e na interação entre as pessoas. Isso tudo facilita o aumento de produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Seja pequeno ou grande, o seu ambiente pode se tornar muito mais agradável aos colaboradores com alguns dos ambientes que listaremos abaixo. Confira:

Ambientes integrados (open space)

Sem muitas paredes ou salas fechadas, esses tipos de espaços são cada vez mais frequentes pois permitem uma melhor comunicação e interação entre equipes. Isso pode auxiliar muito na produtividade pois assim todos ficam mais próximos. Essa troca de informações e conteúdo entre as equipes e setores de uma empresa, aumenta o ‘know how’ do time todo.

Com todas essas possibilidades os colaboradores consequentemente acabam se sentindo mais valorizados, já que na maioria dos modelos não há a separação entre os operadores e os gestores.

Áreas de descompressão 

Essas salas vão além de sofás para descansar, elas podem ter entretenimento como tv e outras distrações para serem usadas durante pequenas pausas do trabalho ou pós almoço.

É comprovado por especialistas que, com a mente mais leve o colaborador consegue lidar melhor com suas tarefas, produzindo com mais eficiência e qualidade e até mesmo criatividade.

Espaço games

Esses espaços são um dos mais cobiçados pelos colaboradores de qualquer empresa. Eles podem ser muito bem utilizados em dias de happy hour ou no pós almoço. Este tipo de espaço pode estar integrado com a sala de descompressão pois compõe uma das atividades para o tempo de lazer.

Café/lounge

Se você decidir ter um espaço como este no seu ambiente corporativo com certeza ele será um dos mais utilizados. Sabe aquele famoso cafezinho ao longo do dia, é uma ótima oportunidade para fazer um pequeno brainstorm ou até mesmo estender a conversa sobre o trabalho que está fazendo. Este ambiente é muito atrativo pois você ainda pode utilizá-lo como um posto móvel de trabalho, pode ser um break na correria e uma ótima forma de fazer reuniões mais informais que não exigem uma sala de reunião.

 

Espaço soneca

Já é um fato comprovado que áreas como essa podem elevar o desempenho dos trabalhadores.

Esse tipo de ambiente é considerado um recurso humanizado pois mesmo que sejam apenas alguns minutos para um cochilo ou descanso mais profundo ou somente para sair da frente do computador. Esse momento pode ser é revigorante após horas de trabalho cansativas e de acordo com Natalie Dautovich auxilia na “limpeza do cérebro” para as demais atividades

Esse ambiente pode estar conectado ou integrado a sala de descompressão, atentando-se apenas uma boa separação acústica entre os mesmos para que suas respectivas funções não se atrapalhem.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário sobre qual ambiente você achou mais útil?

Nos acompanhe em nossas redes sociais para ver mais conteúdos como esse.

Compartilhe com os amigos!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Por | 2021-03-24T14:01:14+00:00 março 9th, 2021|Arquitetura, Corporativo, Design, Dicas, Projetos|0 comentários

Deixe um comentário

dois × quatro =