Arquitetura Biofílica

O termo não é novo, mas vem ganhando força. As pessoas estão cada dia mais procurando qualidade de vida, e um dia a dia mais perto da natureza. Afinal, 90% do nosso tempo passamos em ambientes fechados. O design biofílico pode ser explicado de maneira bastante simples como uma forma de usar a natureza em ambientes de escritórios entre outros.

Os benefícios do design biofílico vão além de deixar o ambiente mais bonitos, ele é capaz de trazer melhoras para nosso desempenho e bem-estar físico e mental e afetam positivamente a vida das pessoas. Dentre os benefícios podemos destacar:

-Aumento do bem-estar físico e mental

-Ajuda a reduzir os níveis de estresse, pressão arterial e as frequências cardíacas

-Estimula a criatividade e empatia

-Em ambiente educacionais ajuda na concentração e aumenta a produtividade

-Em ambientes hospitalares favorece a rápida recuperação dos pacientes.

 

Segundo o relatório Human Spaces, aqueles que trabalham com elementos naturais têm 15% mais produtividade e 6% mais criatividade, isto é, incluir plantas, luz natural e outras opções naturais ao design dos escritórios, podem incorporar grandes mudanças no ambiente corporativo: funcionários mais criativos, aumentando a eficiência e tornando-os mais satisfeitos.

 

Para o conceito de biofilia 6 atributos são aplicados:

1- Elementos ambientais: água, ar, ventilação natural, plantas, animais, fogo, geologia e paisagem etc.

2- Formas naturais: Arcos, padrões botânicos, conchas, espirais, geomorfologia etc.

3- Processos e padrões naturais: tonalidades padronizadas, espaços delimitados, espaços de transição, fractais etc.

4- Luz + Espaço: Luz natural, luz e sombra, luz filtrada e difusa, luz quente, luz como forma, espelhos d’agua etc.

5- Relação com o local: conexão histórica com o local, conexão ecológica com o local, conexão cultural com o local, ecologia da paisagem etc.

6- Relação humana com a natureza: segurança e proteção, afeto e apego, atração e beleza etc.

 

Na prática o conceito pode ser aplicado das seguintes formas:

Vista: nem sempre é possível levantar edifícios situados em locais que proporcionam a contemplação de árvores, praia ou uma paisagem deslumbrante. Uma boa saída seria criar projetos urbanos com a inclusão de pátios com árvores, por exemplo, como forma de acesso à natureza.

Paredes e telhados verdes: não apenas trazem a conexão com a natureza, como melhoram as condições do meio ambiente. Jardins verticais, muros e fachadas verdes ajudam a reduzir o efeito do calor urbano. O telhado verde funciona como um isolante térmico, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Também absorve grande parcela da água da chuva, com aumento da retenção e redução da vazão de pico, além de reter impurezas da água.

 

Qualidade de ar e ventilação: quem passa o dia inteiro em escritório, geralmente sai em algum momento para tomar um ar fresco. Essa necessidade pode ser atendida de forma mais global com alguns recursos, como grandes janelas e portas de correr para áreas externas ou ainda claraboias, que ajudam a promover a troca de ar saudável.

 

Iluminação natural: ter luz natural é um fator de grande bem-estar para as pessoas.

Uma das estratégias de design biofílico para garantir a chegada de luz natural em um projeto é pensar na posição do sol. Além disso, priorize a instalação de janelas amplas, portas de correr, cobogós, muxarabi, tijolos de vidro entre outros elementos.

 

Acústica: além de painéis acústicos, as soluções biofílicas para problemas com barulho incluem plantas internas posicionadas em pontos estratégicos e fontes de água para camuflar sons indesejados.

 

Em nossos projetos sempre exploramos o poder do design biofílico sabendo que ele é essencial para o bem-estar e saúde. Agora que você já conhece o conceito, que tal dar uma repaginada no seu ambiente corporativo e oferecer mais qualidade de vida para os seus colaboradores. Conta para a gente nos comentários quais elementos biofílicos você gostaria de ter em sua empresa?

Fique atento as nossa redes sociais para não perder nenhum detalhe. Ficamos muito felizes em poder compartilhar conteúdos e experiências com você por lá.