Novas concepções para as salas de reunião

Estudos recentes apontam que atualmente não são tão usadas as grandes salas de reuniões. Segundo o Wall Street Journal, 73% das reuniões ocorrem aproximadamente com duas a quatro pessoas.

Por isso existem salas de reunião de diferentes tamanhos para diferentes necessidades. Confira abaixo alguns tipos de salas de reunião que existem pelos espaços corporativos:

Phone booths

Os phone booths são áreas reservadas dentro do escritório, com o objetivo de criar um ambiente privativo e garantir o sigilo de conversas e informações. São espaços pequenos para curta permanência e não devem ser usados como salas de trabalho. Recomenda-se que contém sempre com campo de visão aberto(vidro) para evitar a sensação se claustrofobia.

Salas de reunião equipadas com ferramentas de colaboração

Uma sala de reunião funcional deve ser equipada com ferramentas que facilitem a colaboração ao máximo. Essas ferramentas podem ser analógicas, como marcadores e lousa para esboçar ideias, ou digitais, como software de videoconferência para a sala ou tecnologias que facilitem o agendamento da sala.

Sala de reunião grande

-Sala de reunião grande para comportar várias pessoas ao mesmo tempo (modo convencional). As mesas podem ser em formato de U, geralmente para comportar mais de 12 pessoas.

Salas de reunião rápidas/ Huddle Room

Existem alguns tipos de salas de reunião rápidas, normalmente elas são pequenas.

-Salas pequenas para aproximadamente quatro a seis pessoas. Normalmente possuem uma das partes em vidro, mas não é uma regra. São equipadas com telas para videoconferência.

-Sem vidros ou porta: Mesas de reunião próximas aos postos de trabalho, sem divisões, apenas para conversas rápidas.

Salas de reuniões no formato de palestras ou apresentações, um espaço em estilo sala de aula pode ser perfeito. Geralmente estas salas são grandes. Também são comuns as salas em formato de auditório onde as cadeiras circulam a sala de forma crescente.

 

Salas de reunião equipadas

Existem alguns tipos de salas de reunião equipadas, lembrando que elas podem ser grandes ou pequenas. São elas: Sala de reunião equipadas com ferramentas analógicas (marcadores e lousas para esboçar ideias).

Sala para brainstorm: A combinação de mesas colaborativas e lousas é uma dupla perfeita quando a equipe precisa participar de sessões de brainstorm.

Salas de reunião equipadas com telas: Esse é um modelo essencial atualmente, facilitando a participação de outros membros remotamente em um ambiente organizado.

Salas de reunião sem mesas

Espaços de reunião com sofás que contribuem com o ambiente descontraído que proporciona uma sensação de espaço aconchegante e intimista, sem deixar de oferecer um certo nível de privacidade.