O que é um sistema Turn Key ?

O Turn key, ou “Chave na mão”, é um formato de fornecimento que tem progressivamente ganho espaço na área da construção civil e que consiste em reunir e centralizar num único executor ou integrador todas as atividades do ciclo de um processo. Desde as análises e concepção inicial à execução e implantação completa. Ao reunir numa única empresa a responsabilidade por todo o processo, há otimização de tempo, gestão e coordenação, e custos. De certa forma o contratante transfere para o contratado toda a responsabilidade de compatibilidade de tudo que haverá, garantindo o pleno funcionamento com preço e prazo já pra determinados.

O modelo pode ser usado em qualquer tipo e porte de obra, mas tem sido bastante empregado em empresas de médio porte para ambientes corporativos. Mas requer bom amadurecimento de ideias e premissas por parte do contratante e empenho, compromisso e muito conhecimento técnico de parte da contratada para desenvolver toda a proposta sem a existência dum projeto detalhado, como é comum neste mercado. E a ABBER está qualificada para tal.

Riscos

Em um modelo Turnkey tudo é idealizado e discutido antes do contrato. O que lhe garante a entrega completa dentro do prazo definido.

Um processo em Turn-key engloba responsabilidades que normalmente são divididas. Enquanto num processo tradicional há discussão aprofundada com projetista e/ou gerenciador, já contratados e ao dispor do contratante para planejar, trazer ideias e alternativas ao contratante, e somente depois do escopo 100% definido e documentado acontece o processo de contratação dos fornecedores, num modelo turn-key tudo precisa ser idealizado e discutido antes do contrato. Portanto, não apenas o proponente precisa ter comprometimento e disposição para se aprofundar, como é imprescindível ter grande repertório Técnico – que não é usual para as típicas empresas “executoras”.

Portanto, é necessário admitir e controlar o risco de que haja erros na contratação – tanto por parte do contratante como por parte do proponente -, para evitar incompatibilidades, aditivos e correções durante o desenvolvimento dos serviços – que levariam todo o processo ao cenário inverso do conceito, trazendo perdas e atrasos muito além do tradicional projeto + obra.

Por isso é importante que para realizar um processo Turn-key deve-se saber que:

  • Qualificar extremamente bem os participantes do processo é imprescindível, e que este modelo requer empresas com melhor repertorio técnico
  • Será necessário aprofundar-se em diversas questões relevantes para orçamento logo no momento inicial, ou seja, a “partida” do processo precisará ser mais ágil
  • Quanto mais informações do imóvel, do desejado, e melhor especificado o escopo, tanto pelo contratante quanto pelo proponente, mais garantias haverá para as partes envolvidas.
  • O modelo turn-key não é a solução para tudo. Há um custo que pode ser em dedicação, em risco ou em tempo. Não há solução mágica. Custo baixo e boas soluções somente surgem com dedicação e empenho de todos, e quanto maiores forem as indefinições (incerteza), maior será o custo envolvido. Daí a importância de cooperação e objetivo comum entre as partes.

Vantagens do Turnkey

Preço e Prazo Garantidos

Quando bem estudo e desenvolvido, traz ganho econômico ao garantir a perfeição entre tarefas e implantação em menor prazo.

Gestão integrada

O contratado tem a responsabilidade de integrar todos os serviços, materiais, equipamentos e moveis, minimizando riscos, imprevistos e trabalho de gerenciamento para o contratante.

Otimização de custos

O contrato para fornecimento de todo o escopo é assinado ao início do processo, não havendo posteriores tratativas, negociações e compatibilizações