Você sabe o que é brise-soleil?

O brise, ou brise-soleil, é um elemento arquitetônico muito utilizado para controlar a incidência de luz, o calor e a circulação de ar, garantindo o conforto térmico em edificações. O termo vem do francês, e em tradução literal significa “quebra-sol”.

Normalmente ele é composto por lâminas verticais ou horizontais chamadas aletas, que filtram os raios solares e permitem a entrada da luz natural sem deixar o ambiente totalmente exposto aos raios solares. Além disso, o brise pode ser fixo ou móvel, variando de acordo com a proposta.

Para a escolha do modelo do brise ideal é necessário a avaliação da localização do empreendimento.

Brises verticais são recomendados para fachadas leste e oeste, aqueles que recebem o sol da manhã e da tarde com mais intensidade. Para as fachadas com orientação norte, que recebem sol durante praticamente o dia todo, os brises horizontais são os mais indicados. No caso das fachadas ao sul, que não recebem tanta quantidade de raios solares, geralmente o brise não se faz necessário.

Os brises móveis se adequam às necessidades do ambiente pelo ajuste das lâminas do brise, podendo ser automatizados e orientados por interruptores ou controles remotos.

Ela pode ser fabricada em diversos materiais, e para a sua escolha é preciso estar por dentro das características presentes nas composições. Os brises metálicos são leves e práticos na limpeza e manutenção. Já os brises de madeira ganham destaque pela estética, sustentabilidade. Além do conforto térmico e efeito visual que ele proporciona que é um ótimo fator de decisão para a escolha dele. Também como material temos o concreto, vidro e PVC.

A manutenção dos brises também pode ser um item para ser avaliado, a limpeza dos brises metálicos pode ser semestral a anual, feitas com uma esponja, já a de madeira geralmente demanda mais trabalho como limpeza e retoque do verniz.  Os brises podem ser feitos sob medida, pré-fabricados ou moldados no local da instalação.